domingo, 11 de dezembro de 2011

Compromissos – Dan Porto

O Natal está batendo à porta, embora o comércio o esteja nos empurrando goela abaixo desde novembro, e me faz pensar sobre o que se torna compromisso nesta época, como visitar parentes, trocar presentes, confraternizar, fazer amigo oculto e mesmo desejar o “Feliz Natal”. De tudo, talvez o mais verdadeiro seja o sentimento de amor que se amplia (?).
Quando digo compromisso, digo que o seja para quem estas atividades impostas se tornam compromisso, como o é para mim. Obrigações nunca me agradaram e não vejo necessidade em forçar tais atitudes, aliás, até poderiam se tornar falsidade em muitos casos.
Romper com o padrão carrega o peso de ser diferente e do julgamento dos olhos daqueles a quem a reprodução de padrões é natural, mesmo que os reconheçam como hábito.
Contudo, vale a reflexão sobre o sentido da data e o exemplo do que o capitalismo nos tornou, mesmo fazendo uma linha histórica, como uma amiga e eu fizemos neste sábado à tarde, já que pensar é o princípio para desafogar-se do lodo que é “ser igual”!

7 comentários:

  1. Compartilho da mesma opinião. Quando algo torna-se um compromisso, perde o sentido- o que, para mim, não vale a pena - e esvazia-se a ideia original. Mais vale um gesto de amor e solidariedade em qualquer data do que essa obrigação de bondade que temos na época do natal. Sejamos espontâneos! Parabéns pelo texto ;)
    http://semacaso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Deanna, pela visita e pelo comentário.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Dan...aguardava tua postagem. E de certo modo fiquei demais curiosa para ver teu tema.

    Muitos sabem, sou adventista do sétimo dia. Para quem não entende muito, somos uma igreja com princípios judaicos, guardamos o sábado...com a diferença que acreditamos em Jesus como o Filho de Deus, e o próprio Deus. Então, pra mim e minha família, e os amigos que me cercam, temos uma visão bastante diferente a cerca do Natal. Não festejamos "Papai Noel" mas o nascimento de Cristo, apesar de não ter sido nesta data.
    Em casa, mas isso é algo nosso, não nos damos presente, e não enfeitamos nosso lar. Já fazemos isso há um tempo, em resposta ao não capitalismo dessa data deturpada. Dou presentes às pessoas mais chegadas, aos amigos mais queridos, mas não por ser Natal, mas por agradecer ao ano bom que passamos juntos.
    Pode parecer estranho para quem está de fora, e cada família tem o seu estilo. Apesar de tudo isso, temos um Natal muito bonito e unido (minha família é muito unida) e eu creio que seja isso o que importe.

    Bem...já vale desejar um 2012 muito bom e cheio de feliz bençãos e forças para os momentos turbulentos?! rsrs...

    Beijos a todos. Um agradecimento meu pelo carinho dado à minha postagem. Vocês me deixaram imensamente feliz com os dados que eu recebi.

    Beijos
    Maya Quaresma

    ResponderExcluir
  4. Hoje é difícil encontrar o que não seja consumo.

    Precisamos reinventar o nosso tempo.

    ResponderExcluir
  5. Boas Festas...

    sem compromissos para todos.

    Comemoro "Boas Festas" Ano Novo...
    25 de dezembro é uma data imposta pelos homens. De acordo as escrituras sagradas, não há registros referente data exata do nascimento de Cristo. Há controvérsias!

    Admiração e grande Abraço.

    ResponderExcluir
  6. eu, particularmente, não me sinto muito à vontade nessas datas, simplesmente, pq elas perderam o sentido com a morte de meus pais, e, outros parentes próximos. Os familiares que estão vivos têm olhares "cifrados" sobre essa época. Infelizmente, o Natal já não é mais o mesmo.

    ResponderExcluir